top of page

Sala lúdica: 

Um lugar para se ocupar criativa e construtivamente os tempos livres

O Colégio Arco-Íris através do Clube Escolar criou uma sala lúdica onde serão desenvolvidas actividades como: Xadrez, Hip Hop/ Rap, Danças Tradicionais Africanas, Capoeira, Street Dance,Yoga e outras.

 

A equipe de reportagem do Arco-de-Notícias conversou com Ana Lúcia Silvia, coordenadora do Clube Escolar para perceber melhor os contornos da criação da sala lúdica, seu funcionamento e as perpectivas futuras da mesma.

 

A iniciativa de criar uma sala lúdica surge no arrancar deste ano lectivo, e parte da vontade de criar um espaço escolar onde se possa promover actividades lúdicas de forma a proporcionar um maior envolvimento da comunidade educativa na participação da vida escolar (alunos, funcionários, encarregados de educação).

Esta participação que se pretende promover é uma participação chamada informal, fora da sala de aula, habitualmente chamada, como o lado lúdico da escola: pretende-se ocupar criativa e construtivamente os tempos livres de todos os membros da nossa comunidade, em especial, os dos nossos alunos. Explicou Ana Lúcia Silvia e acrescentou que o Clube Escolar preparou um leque de Actividades Extracurriculares que podem ser frequentadas mediante o pagamento de uma mensalidade, mas pretende-se também dinamizar a sala com actividades gratuitas que podem partir da uma organização elaborada pela coordenadora do Clube Escolar ou por auxiliares directos do clube como futuros Animadores/Dinamizadores Culturais - a fazerem parte da equipa de trabalho, mas também, por alunos, funcionários docentes e não docentes, familiares, etc.

 

A sala lúdica surgiu há sensivelmente um mês. Quando questionada sobre a avaliação que se faz dos trabalhos que vem sendo nela desenvolvidos, Ana Lucia disse “O balanço é claramente positivo, apesar de estarmos no início do caminho”.

 

A Concretização de Workshop´s, de Palestras, Tertúlias. E claro, Actividades Lúdicas Livres, ou seja, cantinhos temáticos, que mediante um horário específico os alunos do CAI poderão ocupar os seus tempos livres, lendo um livro, consultando a internet, jogando jogos, criando projectos artísticos, etc; são uma parte dos de mais projectos que se tem para sala lúdica tal como avançou Ana Lúcia.

 

Para concluir, Ana referiu que a participação dos alunos e familiares, dos professores e de outros funcionários não docentes, é muito importante para o sucesso deste projecto, e deixou ficar um apelo à participação de todos, visto que o Clube Escolar são todos os membros da família Arco-Íris.

De lembrar que o Colégio Arco-Íris é uma escola inclusiva e aberta e, como tal, a sala lúdica passa a ser o local privilegiado para a concretização de actividadades complementares diferentes das habituais com muita qualidade. Buscando sempre o progresso que é um dos princípios basilares desta instituição de ensino.

bottom of page