top of page

1ª Colheita na Horta do CAI

Alunos pedem mais iniciativas do género 

A turma dos alunos da 9ª classe, do colégio Arco-Irís, realizou no passado dia 21 de Outubro, a 1ª colheita na horta produzida durante as aulas da disciplina de Agropecuária.

 

A iniciativa do plantio da horta foi implementada tendo em vista a consolidação da teoria e a prática no cultivo das culturas alimentares em Moçambique, especialmente da cultura da couve.

 

A actividade decorreu num período de 3 meses, tendo inicialmente consistido na limpeza do campo do cultivo do colégio, na preparação dos camalhões (porções de terra para sementeira entre dois sulcos) e mais tarde a rega, adubação de cobertura e adubação de fundo.

Entretanto, não foi usado o pesticida e falta deste, originou a ocorrência de pragas como o ácaro vermelho e a mosca branca.

Todas essas práticas agrícolas foram efectuadas pelos alunos sob a orientação do prof. Inocêncio Benate Senturão.

 

No dia da colheita, os alunos estiveram atentos às explicações sobre a qualidade das hortaliças que eles cultivaram e que estavam a ser colhidas.

Após a retirada da hortaliça, os alunos ofereceram a Directora Pedagógica Maria Alice Calane e a Directora Administrativa e Financeira Sílvia da Conceição.

Os alunos foram unanimes em afirmar que a iniciativa foi um sucesso e pediram, na ocasião, que o projecto continuasse.  

O projecto continuou e foram realizadas mais 3 colheitas com muito êxito no intervalo de 15 dias. O professor Inocêncio Benade, responsável pela colheita, garantiu ao Jornal Escolar Arco de Notícias que iniciativas destas continuarão, desta feita, para o próximo ano lectivo de 2014

bottom of page