top of page

Estudantes comprometidos com um futuro de sucesso

Planificar é uma palavra cujo significado representa muita importância para os alunos do colégio Arco-Íris. E, sempre que possível, muitos deles tentam planificar, não dando muita importância se tudo o que foi planificado será efectivamente cumprido. Questões como: qual será o curso a seguir? O que fazer para concretizar? Como agendar actividades de estudo? Como conciliar diversão e actividades escolares? Com quem estudar e quais são as metas a alcançar?

 

 

Hilan Nhanombe e Eddy Nhanombe são irmãos. Ambos são estudantes do Colégio Arco-Íris, moram no bairro da Coop e frequentam classes diferentes. Hilan tem 10 nos e está na 6ª Classe. Enquanto que Eddy tem 12 anos e frequenta 9ª Classe.

 

À semelhança de muitos estudantes entrevistados pela nossa equipa de reportagem, tudo o que faz Hilan e Eddy é resultado da planificação, até em coisas aparentemente insignificantes. Hilan já planificou e quando adulto, quer seguir Ciências para ser Engenheiro Civil. Para tal, Hilan disse ao Arco de Notícias que estuda muito, quer na escola, quer em casa.

 

Eddy, enquanto irmão mais velho, desperta sozinho às 5 horas e acorda o irmão mais novo, Hilan, para juntos irem à escola. Ao contrário do irmão mais novo, Eddy gosta muito de Matemática e quer ser piloto. À semelhança do irmãozinho, Eddy também estuda muito para concretizar o que planificou. O facto que chamou atenção ao Arco de Notícias é saber que o mais velho, Eddy, aprende do mais novo, Ciências Naturais, e o mais novo, Hilan, aprende do mais velho, Matemática. Em caso afirmativo, o ensino para os dois é partilha de experiências, é interacção e busca constante pelo conhecimento.

 

Quem também tem planificado para colher bons resultados é a chefe de Hino, Shelby Lourena. Jovem, bonita, inteligente, dedicada, mais velha entre três irmãos, Shelby frequenta a 8ª Classe, Turma ‘’A’’. Residente do bairro de Zona Verde, Shelby todos os dias chega ao Colégio às 6 horas e tudo o que ela quer agora é vir a ser Advogada. Shelby encara um grande desafio. Por um lado, quando estuda com os amigos não consegue alcançar os objectivos porque os amigos gostam muito de conversar. Por outro, quase todos os meios que ela frequenta está sujeita a companhias, até mesmo em casa. Todas actividades diárias da Shelby resultam duma planificação. O cumprimento delas varia em função do nível de prioridade e de importância.

 

 

Texto: Laque Francisco 

Fotografias: Laque Francisco

bottom of page