top of page

CAI aposta em Experiências Laboratoriais

“É verdade que está tudo escrito no livro, mas no laboratório os alunos vêem as transformações”,

 

disse Sumeya Taquidir, assistente de laboratório do CAI, após ter auxiliado a aula prática de Química leccionada pela professora Olga Samuel Sitoe aos alunos da 9ª B, no Laboratório do Colégio Arco-Íris.

 

 

O Colégio Arco-Íris tem um laboratório equipado, onde os alunos do Ensino Secundário (da 8ª à 11ª Classe) colocam em prática o que aprendem teoricamente nas aulas de Química, Física e Biologia.

 

Os estudantes que participaram na aula laboratorial foram unânimes em afirmar que não tinham a dimensão concreta e verídica do que aprendem nas aulas teóricas e mostraram-se satisfeitos pela conciliação da teoria com a prática.

O que acontece nas aulas laboratoriais?

A turma é geralmente dividida em grupos que ocupam as três mesas disponíveis.

A professora de Química, Olga Samuel Sitoe, explicou-nos que são usadas as soluções naturais que podem ser ácidas, básicas ou neutras. “A experiência consiste em fazer a mistura de bases e indicadores, e observar o que acontece.

Indicadores de soluções naturais podem ser a folha de chá, de beterraba ou mafurreira, repolho roxo, sabão líquido, sabão em pó (Omo), limão e vinagre.

São as matérias usadas no laboratório para fazer experiências que resultam em produtos concretos.”No início de todas as aulas, os alunos recebem um guião que os ajuda na compreensão das actividades experimentais e com o guião também podem continuar a praticar em casa.

Texto Aluno Repórter Shyam Kauxique

Foto Laque Francisco 

bottom of page