top of page

O que interessa é participar

Semanas e semanas, resumo de um percurso no torneio ''Xingufu''

 

 

A 1 de Março, no campo da Universidade São Tomás de Moçambique, onde apenas dezasseis equipas ficaram apuradas para a fase de abertura, não seria sensato apostar convictamente que a selecção ‘’caiana’’ se tornasse campeã. 

Nesse dia, o Colégio Arco-Íris venceu a Escola Primária Completa Filipe Samuel Magaia. Duas semanas depois, ou seja, no dia 22 de Março, a equipa liderada pelo professor Sérgio Chiulele defrontou a escola 10 de Novembro, tendo conseguido um empate, apesar da excelente actuação dentro do campo. Este empate transformou-se na incerteza dos próximos resultados. 

 

 

Ao oitavo jogo oficial do torneio, a equipa caiana já somava o quarto resultado negativo. Por negativo, entenda-se, referimo-nos a tudo o que não sejam vitórias: derrota, empate e vitórias desmerecidas por falta de comparecência da equipa adversária. 

 

Motivação, preparação, orientação em campo foram condimentos sempre disponibilizados pelo treinador-professor Sérgio Chiulele, mas infelizmente a equipa foi eliminada nas meias finais.

Em boa verdade, esse nem foi o mais ingrato e duro dos momentos na época caiana.

 

‘’Esta eliminatória não nos faz sentir derrotados’’

 

‘’A beleza do futebol reside também nestas improbabilidades.’’ Foram palavras que o Jornal Escolar conseguiu do treinador da selecção do CAI.

 

Segundo Sérgio Chiulele, o nosso colégio disputava, na sua maioria , com escolas públicas, escolas muito consolidadas em termos de desporto; que detêm muitos alunos, o que facilita na selecção de melhores jogadores. 

 

Para Allen dos Santos, aluno da 7ª Classe, Turma A, foi bom ter participado do torneio, mesmo não tendo levado o prémio para o Colégio.  Dos Santos avança ainda que falhou a linha de passe e os colegas sempre jogavam para trás, ao invés  de irem para frente.

Texto: Aluna Repórter da 8ªB, Natasha Dos Santos John

Fotografia: Laque Francisco

 

 

Hélio da Laura e Aires Tom, ambos alunos da Escola pública 10 de Novembro, também eliminada das meias finais, justificam que tiveram pouco tempo de preparação, e que alguns jogadores adoeceram no período do torneio.

 

Tanto para eles como para os alunos do CAI, nem a derrota, nem a eliminatória tirou-lhes o desejo de continuar a treinar fortemente para vencer as próximas edições do torneio ‘’Xingufu’’  

bottom of page