top of page

CAI e Parlamento Juvenil debatem ‘’Género na Educação’’

Texto da aluna repórter  Marta Maculuve

Foto Laque Francisco 

Um grupo de cerca de 30 estudantes (da 10ª e 11ª Classes) e um grupo de 4 representantes do Parlamento Juvenil – Frente Feminina, juntaram-se no dia 31 de Março, para a realização de uma “Sessão de Díálogo” sobre a igualdade de género na educação, na Sala Lúdica do Colégio Arco-Íris.

 

No decurso do debate, Quiteria Guirengane, uma das representantes do Parlamento Juvenil, disse que Colégio Arco-Íris é um espaço aberto para estudantes dialogarem sobre a sua contribuição na construção de uma nação onde mulheres e homens tenham as mesmas oportunidades

Para Guirengane, as relações de poder entre mulheres e homens muitas vezes influenciam sobre como cada um acede às oportunidades.

 

Falando à margem do debate, Nayara Azane, estudante da turma A, 10ª classe, aprendeu que tanto os homens como as mulheres têm os mesmos deveres, direitos e responsabilidades para manter harmonia e bom convívio dentro da sociedade.

Para Deisy Omar, também estudante da 10ª classe, o debate sobre género vai ajudar bastante na definição da sua vida: fiquei mais ciente da necessidade de luta pela igualdade de género e que ser mulher ou homem é fruto da construção social, de atribuição de papéis. Acrescentou.

 

A Professora Ana Lúcia Silva (Coordenadora do Clube Escolar) presente nesta sessão - juntamente com o Prof. António Constantino (Assistente da Direcção Pedagógica) e a Prof. Rosa Cuna e o Prof. Nelson Armando (ambos professores de Educação Moral e Cívica) - , fez notar a importância destas “Sessões de Diálogo” para o enriquecimento das actividades para a comunidade escolar, pois são um excelente complemento da aprendizagem curricular e são também uma forma de os alunos e as alunas do nosso colégio poderem fortificar as suas competências de saber ser e estar, sendo exemplos: o saber relacionar-se em grupo, o saber partilhar ideais comuns ou diferentes, o saber falar em público.

A Frente Feminina foi criada em 2010 pelo movimento de advocacia de direitos e prioridades da juventude do Parlamento Juvenil, com objectivo de contribuir para o aumento da participação da mulher jovem na vida política, económica e social através de acções que promovam equidade social.

bottom of page