top of page

Mês da Mulher Moçambicana no CAI

Funcionárias e alunas são premiadas por desfilarem com belíssimos trajes de capulana

Texto: Cledy Marinela

Foto: Laque Francisco

O Clube Escolar promoveu no pátio do Colégio Arco-Íris (CAI) um desfile alusivo às comemorações do Dia da Mulher Moçambicana assinalado à 7 de Abril. Este desfile teve duas partes.

 

A primeira durante a manhã e a segunda durante a tarde. Participaram do desfile alunas do Pré-escolar até à 11ª Classe, professoras e funcionárias não docentes do CAI.

 

As participantes desfilaram com belíssimos trajes de capulana. O júri, composto pelos professores do CAI escolheu as vencedoras. Elas receberam prémios como bolsas, carteiras, chapéus feitos de forma artesanal, usando palha e capulana.

 

Este evento foi uma mistura inteligente de cor, criatividade e exaltação da beleza das mulheres moçambicanas. As participantes exibiram beleza, simpatia, charme e também muita alegria, não só para impressionar o júri, mas também a plateia.

 

No período de manhã, a vencedora foi Leonon de Andrade Massing representando as classes Pré-primaria, 1ª e 2ª classe. E a Elaine de Fátima foi vencedora que representou 3ª, 4ª e 5ª.  

No período de tarde, a vencedora foi Fatimate Seydeh da 6ªA, que vestiu um traje africano castanho que ajudou a realçar a sua beleza e pelos vistos convenceu o júri.  O desfile continuou com alunas da 8ª e 9ª Classes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A funcionária Sérgia foi distinguida na parte da tarde, pela Sra. Directora Arlete Calane como o traje mais representativo da ainda actual realidade da Mulher Moçambicana. Sérgia desfilou de enxada na mão, símbolo da força da mulher rural, ainda uma forte realidade moçambicana, força de trabalho que não podemos esquecer e valorizar, pois deseja-se que as mulheres que largaram a enxada, não larguem a força de trabalho que tanto caracteriza a Mulher Moçambicana.

 

O desfile foi um sucesso! As alunas pediram para que o Clube Escolar organize mais iniciativas do género e este prometeu corresponder, pedindo às alunas ideias e envolvimento nessas mesmas iniciativas, pois o Clube Escolar precisa da participação dos alunos e alunas da escola também na organização das actividades.

Em seguida, a vencedora foi Eunice Mabero da 8ªB que durante a sua apresentação levou consigo uma peneira, realçando as actividades tradicionais da mulher moçambicana. Finalizando a Categoria das Alunas, desfilaram finalmente alunas da 10ª e 11ª Classes, onde Imaculada Aguiar Magambo da 11ª B saiu vencedora.

 

Um visual mais “tradicional-festivo-chique”, levaram o júri a atribuir-lhe o título de vencedora.

 

O último desfile da tarde foi dirigido às funcionárias docentes e não docentes do CAI, de todos os sectores. Cada uma fez uso da sua criatividade e simpatia de modo a arrancar aplausos da plateia e votos do júri.

 

A vencedora foi Cledy Marinela, assistente de coordenação jornalística do Jornal Escolar do CAI, que com a sua simpatia e o seu “amarrar” da capulana bem tradicional, convenceu o Juri a declará-la vencedora.

bottom of page