top of page

Quando menos se dá importância, há quem ainda dá

Saiba que significado as flores representam para os alunos do CAI  

“As crianças são as flores que nunca murcham”. Samora Machel

 

O nosso colégio Arco-Íris (CAI) tem um lindo jardim cheio de flores. Este jardim que está logo na entrada dá mais beleza ao local. Conversamos com alguns colegas sobre as flores e ficámos a saber coisas incríveis.

 

Keysha Manhiça e Sharmila Nikisse são alunas da 7ªA e já ofereceram flores a alguém pela passagem do seu aniversário. Keysha tem flores na sala da sua casa, mas não sabe o significado que elas têm.

 

As flores que ela conhece são o girassol e a rosa. Sharmila entende que as flores simbolizam a esperança, a amizade e o amor. Ela conhece também as margaridas e as orquídeas.

 

Nicole de Sousa e Allan dos Santos, ambos da 7ª A, já ofereceram flores às mães no “Dia da Mãe”. Nicole tem girassóis no jardim de casa, mas não sabe o significado exacto delas. ‘’As flores transmitem paz’’, disse ela. Allan tem rosas e margaridas no jardim da sua casa, mas não sabe seu significado.

 

Para Clésio Afonso da 8ª B as flores trazem alegria para as pessoas. Girassol e deisy são as flores que ele conhece. Por outro lado, Godwin Cossa da 6ª C sabe que a rosa simboliza o amor.

 

Existem flores que servem para colocarmos no cemitério para poder mostrar que ainda amamos a pessoa que faleceu. Tenho um jardim em casa com rosas, disse ele. As flores são muito apreciadas pelo seu perfume, beleza e variedade de cores pelas pessoas e pelos estudantes do CAI. Elas são cultivadas para ornamentar, presentear e algumas até servem para comer. Mas muitos não conhecem o seu significado.

 

De acordo com a Revista Folha Verde, as flores diferenciam-se uma das outras segundo as suas características ou a partir da cor. E com base na cor, a flor pode ter um determinado significado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Flores Roxas ou Violetas

É a cor da dignidade, do mistério, da ausência de tensão, porém pode lembrar a violência, a agressão.

Exemplos: hortênsias, amor-perfeito.

 

Flores Laranjas

É a cor do fogo, significa contentamento, festa, fascínio e pode também revelar orgulho. Exemplos: gérberas, orquídeas, tulipas. Flores Cor de Rosa Simbolizam a delicadeza, beleza, juventude, o amor.

Exemplos: rosas, lírios, orquídeas, gladíolos, cravos, boca-de-leão.

 

Combinação de Cores

Assim como as cores têm um significado individualmente, arranjos florais com flores e cores diferentes combinadas também têm um significado.

 

Vermelhas e amarelas

Felicidade. Combinação de tons claros – Amizade e solidariedade.

 

Vermelhas e brancas – União e harmonia

 

Diferentes tons de rosa e vermelho – Amor e felicidade.

 

As flores são bonitas e ajudam a melhorar a nossa qualidade de vida. Elas passam-nos alegria, beleza, cor e acima de tudo fazem um bem enorme ao meio ambiente. Cuidemos bem das flores do nosso colégio e das nossas casas, para que tal como as crianças elas nunca murchem.

 

Texto de : Marta Maculuve

Foto: Laque Francisco

Flores Azuis

É a cor do céu e do mar, simboliza a confiança, harmonia, amizade, fidelidade, amor.

Exemplos: íris, hortênsia, violeta, entre outras.

 

Flores Amarelas é uma cor alegre, que estimula a memória.

 

É considerada a cor do verão e do sol e simboliza a amizade, o sucesso. Também expressa satisfação e alegria. Exemplos: girassol, margarida, lírio, rosa, crisântemo, tulipa, gladíolo.

bottom of page